domingo, 2 de setembro de 2012

“O Desenvolvimento do Conceito de Cultura”


(Teoria baseada no conceito do livro "Cultura: Um conceito Antropológico" de Laraia, Roque de Barros).

 Tylor considera cultura como um fenômeno natural. E que a religião embute conceitos no individuo, que impossibilita-o de agir ou pensar de forma imparcial, pois já tem pré-conceitos formados. Mais do que preocupado com a diversidade cultural, Tylor a seu modo preocupou-se com a igualdade existente na humanidade, acreditando que a diversidade é resultado dos diferentes estágios no processo da evolução. O seu livro foi produzido nos anos em que a França sofria impacto da obra de Charles Darwin, "A Origem das Espécies" na linha do evolucionismo unilinear, nesta mesma época ocorre uma exploração dos estudiosos sobre o Desenvolvimento das Instituições Sociais, buscando no passado, explicações para os procedimentos sociais da atualidade.

Indo mais a fundo, Laraia expõe também conceitos de diversos antropólogos sobre o desenvolvimento da cultura. Tylor foi considerado o ‘pai’ do ‘difusionismo cultural’ porém, o fato de não aceitar a idéia de que a cultura possui uma “evolução multilinear” , trouxe a ele muitos desafetos e críticas. Quem mais criticou esta linha de raciocínio foi o antropólogo Franz Boas em sua obra “The Limitation of the Comparative Method of Anthropology”. 
A critica consistia no fato de Boas discordar da opinião de Tylor sobre a sugestão de funções da antropologia, ele defendia que a mesma poderia mensurar e esquematizar com precisão o “futuro” cultural dos povos menos desenvolvidos a este respeito com base nos povos mais desenvolvidos culturalmente, os europeus, por exemplo. Já Franz Boas, considerava como atribuições da antropologia traçar um comparativo entre as diferenças culturais dos povos, trabalhando com os dados obtidos para a compreensão dos diversos segmentos trilhados pela cultura em povos distintos, e não tendenciar estas diferenças apontando que uma está mais evoluída que a outra e que todas as menos evoluídas seguirão o caminho percorrido pela cultura considerada mais evoluída. Afinal, quais fatos podem assegurar que existem culturas mais evoluídas e que, com precisão, as menos evoluídas seguirão seu caminho?


Em outro ponto do capítulo, acerca das declarações de Alfred Kroeber sobre a cultura, Laraia diz que é necessário que o indivíduo, além de inteligência, tenha ao seu alcance meios que proporcione “descobrir suas habilidades e desenvolvê-las. Concordando com o ponto de vista do autor,  esses “materiais”, como expressa o autor, interferem na cultura do indivíduo, e o proporciona descobrir e aprimorar talentos ocultos, que em outra realidade, assim permaneceriam. 
O próprio Laraia exemplifica, citando Alberto Santos Dumont, que muito provavelmente não teria deixado como herança para a humanidade o avião, pois não teria tido acesso a todo o conhecimento e materiais necessários para a realização do feito em uma cidade de interior, onde não obteria fontes de conhecimento específicas como auxílio. Antes de encerrar o capítulo, o autor aborda um ponto muito interessante quando fala sobre a repressão dos instintos humanos pela cultura. Ele exemplifica com uma criança que segue seu instinto procurando pelo seio da mãe, ao longo do processo de crescimento essa criança desenvolve a capacidade de comunicação; essa capacidade o possibilita aprender e vivenciar a cultura na qual está inserida. Após esse processo de comunicação inicial, já na sua fase adulta, o indivíduo começa a se enquadrar no que Laraia chama de “padrões sociais”, e é a cultura é quem determina esses padrões, gera recalques e acordos sociais que levam o individuo a reprimir seus instintos e desejos para ser aceito na sociedade a qual está inserido. Desta forma, o autor conclui o assunto afirmando que “a comunicação é um processo cultural”, ou seja, o ato de se comunicar é uma manifestação cultural.

Concluímos que, por mais explorado que o conceito de desenvolvimento de cultura sejam sempre irá existir estudiosos, antropólogos com opiniões divergentes, portanto a efetiva definição desse conceito é uma particularidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário